Encontro Vocacional


Procuras o Senhor? 

                        Vinde e vede. 


Faça uma experiência conosco  e encontre o mais precioso tesouro.




São Francisco e a “Irmã morte”





Estamos no mês de novembro, e a Igreja nos convida a celebrarmos duas grandes festas: no dia 1º, a festa de todos os santos e no dia 2, a festa de todos os fieis defuntos. Como Família Franciscana temos também no dia 29 de novembro, a festa de Todos os santos franciscanos e no dia 24 de outubro, a celebração de todos os fieis defuntos da Ordem Franciscana. Dito isso, aparece oportuno meditarmos neste mês sobre a visão do nosso Pai Francisco a respeito da “Irmã morte”.
Francisco quando estava perto da sua morte, disse ao médico: "Irmão médico, diga com coragem que minha morte está próxima, para mim ela é a porta da vida!" E aos frades: "Quando perceberdes que cheguei ao fim, do jeito que me vistes despido anteontem, assim me colocai no chão, e lá me deixai ficar mesmo depois de morto, pelo tempo que alguém levaria para caminhar sem pressa uma milha".
Enquanto os frades choravam amargamente e se lamentavam inconsoláveis, o pai santo mandou trazer um pão. Abençoou-o, partiu-o e deu um pedacinho para cada um comer. Também mandou trazer um livro dos Evangelhos e pediu que lessem o Evangelho de São João a partir do trecho que começa: "Antes do dia da festa da Páscoa", etc. Lembrava-se daquela sagrada ceia que foi a última celebrada pelo Senhor com seus discípulos. Fez tudo isso para celebrar sua lembrança, demonstrando todo o amor que tinha para com seus frades.
Francisco chegou a exortar para o louvor até a própria morte, que todos temem e abominam, e, correndo alegre ao seu encontro, convidou-a com hospitalidade: "Bem-vinda seja a minha irmã morte!"(2Cel 217).
Um ano antes da sua morte, Francisco, quando estava completamente cego, fraco fisicamente, havia composto o cântico do irmão sol, ou seja, cego, enxergando a luz e a beleza de todas as coisas criadas, canta os louvores a Deus, o Altíssimo. E na hora da sua morte chamou a si os dois frades prediletos: Frei Ângelo e Frei Leão para cantarem o sobredito cântico, e Francisco então ajuntou a última estrofe: 



 “Louvado sejas, ó meu Senhor, por nossa irmã a Morte corporal,
à qual nenhum homem vivente pode escapar.
Ai daqueles que morrem em pecado mortal!
Bem-aventurados aqueles que cumpriram a tua santíssima vontade,
porque a segunda morte não lhes fará mal.” 
                                                            (Espelho de Perfeição: 123)

Todos os Santos



Hoje comemoramos uma importante data para nós. O dia 01 de novembro é o dia dedicado à todos os santos e santas de Deus dia no qual festejamos a santidade. Esta festa nos convida à santidade, a nos assemelharmos à todos os santos que nos precederam no seguimento de Cristo.
"Sede santos, porque eu sou santo!"  Deus nos fala no imperativo, mas nos deixa livres para O   escolhermos ou não. Ele não somente nos convida à santidade, mas nos dá o motivo deste convite, "...porque eu sou santo". Ele quer que sejamos a sua imagem e semelhança, que retomemos a dignidade que ele mesmo nos deu a qual nós desprezamos, foi este o convite que fez a todos aqueles aos quais dedicamos esta solenidade.
 O fato de a comemorarmos o dia de Todos os Santos, um dia antes do dia dedicado aos fieis defuntos não é um acaso. Devemos estar preparados, a santidade é um diamante que se lapida dia a dia.

Sede santo!