História


Irmãs Terciárias Franciscanas Regulares de "Ognissanti" 
No ano 1711, a ministra da Ordem Terceira de São Francisco, situada na Paróquia de "Borgo Ognissanti" em Firenze, indo ao encontro das exigências de algumas senhoras da sua Ordem, comprou uma casa para estas habitassem juntas, dedicando-se mais a oração e a prática da caridade fazendo especialmente visitas aos doentes da Ordem e cuidando da capela do Santíssimo Sacramento que era confiada aos cuidados da Ordem Terceira.

Por muitos anos eram em numero fixo de 12 depois, por volta de 1792, começaram algumas atividades especiais indo ao encontro das exigências do bairro e assim abriram uma escola dando educação gratuita as crianças pobres. Deste modo, a estrutura da escola exigiu que entrassem mais membros na congregação e assim aumentou o número de irmãs como também as atividades que desenvolviam.



Aos poucos começaram a abrir outras casas em outras paróquias e cidades, crescendo em estrutura e organização interna. Os frades menores ofereciam todo o apoio moral e espiritual, chegando por um certo período de tempo o ministro geral dos Frades Menores ser o superior maior da Congregação. Em 1905 as Irmãs já tem as Constituições e Regra própria reconhecida pelo direito Diocesano e no ano 1939 como Instituto pontifício. E a partir daí o Instituto começou a se espalhar em várias partes da Itália.




Em 1976, o Instituto abre a sua primeira missão na Índia, no estado de Kerala. Em seguida, crescido o número das Irmãs indianas, superados os confins de Kerala, foram abrindo as missões em outros Estados do grande país Índia. Hoje as casas na Índia são 20 e são organizadas numa vasta ‘Província’ e ‘vice - província’ assegurada na sua vitalidade, por anual chegada de novas  vocações.





 Atualmente conta com um número de 300 irmãs indianas e umas 40 candidatas que estão em formação.

Enquanto se expandia na Índia, o Instituto era chamado por Providência para abrir-se aos outros campos de trabalho, nos outros continentes. Em 1992, três Irmãs indianas chegaram da Itália para abrir a primeira casa no Brasil, na cidade de Candeias (BA).




Em 1995 foi aberta a segunda casa em Salvador, como casa de formação. As irmãs se dedicam, por exemplo das nossas primeiras irmãs, nas atividades escolásticas, nas pastorais como a catequese, visita às famílias, formação aos jovens, crianças e adultos etc.
Hoje no Brasil estamos presente também em Santos (SP), e nas cidades de Glória e Itabuna, ambas no Estado da Bahia.



.




Itália
Itália mapa 1
Nascido na Itália, mais precisamente na cidade de Florença, o Instituto das Irmãs Terciárias Franciscanas Regulares,  ao longo de três séculos cresceu e multiplicou-se em número de irmãs e em atividades desenvolvidas.




Índia


Além do mar, no ano 1976 o Instituto começa sua missão no extremo oriente abrindo assim casas na terra indiana, no primeiro momento no Estado de Kerala, sul da Índia e depois aos poucos se espalha por vários Estados do país. Hoje temos cerca de 300 Irmãs indianas que trabalham em vários estados da Índia e outras dezenas fora do país, como na Itália e aqui no Brasil.




Brasil
No Brasil  a missão das Irmãs Terciárias Franciscanas Regulares deu-se inicio no ano de 1992, na cidade de Candeias na Bahia, onde  à convite  do então Cardeal  Arcebispo de Salvador, Dom Lucas Moreira Neves três de nossas Irmãs indianas, partindo da Itália, trouxeram  também ao Brasil a riqueza do carisma do Instituto.






Tanzânia

Em novembro de 2010 é aberta a primeira casa no Continente Africano e o país escolhido foi a Tanzânia, onde nossas irmãs começam a dar os primeiros passos dentro deste nova cultura que como foi o caso do Brasil e da Índia, enriquecerá ainda mais o carisma do Instituto.




Nossas madres

Mesmo tendo um longo período de existência foram poucas aquelas que receberam a missão de governar o o Instituto como Madre: