Nossas Vozes



Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações” (Jr 1,5).    Querido jovem, como Jeremias tu foste chamado. Não temas arriscar-te, pois o Senhor está contigo para derrubar todas as barreiras que te impedem de dizer ‘sim’ a este chamado. Deixas tudo acreditando na Palavra de Deus, submetendo-te como Maria à sua vontade.  (Ir. Teresa).




 “Como é belo os irmãos viverem juntos”. A Fraternidade é muito importante na vida religiosa,  ha um espaço muito especial, é um lugar de partilha , de convivência, lugar   onde se descobre sobre si e sobre os outros.    Eu estou muito feliz de ter escolhido  a vida religiosa na família franciscana onde a fraternidade é muito valorizada . Vale a pena deixar tudo e seguir Jesus vivendo na vida fraterna. 
(Ir. Bincy)






Amo a juventude e 
acredito nela, porque ela tem toda a capacidade de amar, a energia de doar-se por causa amada, e de tomar rumo às aventuras.    A jovem que reconhece em si esta energia é capaz de abraçar a vida religiosa, porque nela e através dela abre o coração para um horizonte imenso onde vai encontrar cada criança, adolescente, jovem, adulto ou idoso - não importa qual é a sua origem, raça , cultura ou língua - como seu irmão, sua irmã, seu pai, sua mãe, e tornam-se objeto de amor porque neles está refletido o rosto do seu Amado Jesus, o homem tão belo, “o mais belo entre os  filhos dos homens”.  

(Ir. Joice korattiyil)     

                




Fazei  tudo com alegria. Pois, a vida é bela!  A vida religiosa, ainda mais Vale a pena deixar tudo para possuir o Tudo, que é o Bem, o tudo Bem e o sumo Bem! (Ir. Rency)







Quero render graças  a Deus pela alegria que encontrei em  mim ao abraçar esta vida. A Alegria Franciscana que provém do espírito de renuncia, faz-nos tornar livres dos bens terrenos, para melhor servir a Deus. Renunciei tudo para ganhar tudo.
 Ir. Danila (Candeias).








A alegria fraterna tem seu sentido completo quando através do amor a Deus os irmãos servem-se mutuamente com sinceridade de coração e, um sorriso nos lábios.
             Ir.Gigliolla (Salvador).







A vida religiosa é uma experiência de amor no qual descobri o verdadeiro sentido da doação total a exemplo de Cristo. Sei que o amor à vida religiosa tem suas exigências e é preciso por amor a Cristo buscar o que há de mais belo na vida que é viver para servir, orar para perseverar e perder-me para ganhar. “Enquanto a vida há esperança, sou muito feliz com minha vocação”.
                    Ir. Andréa (Candeias - BA)










A vida religiosa tem dois pólos: os encantos e as realidades. Posso dizer que tenho experimentado as duas realidades. Encanto pelo fato de ser num estado de vida que, quando vivida conscientemente, nos leve a uma maior intimidade com Deus. Realidade porque há dificuldades, tristezas, decepções, mas também existe muita alegria em ver nossos sacrifícios e orações se transformarem em reencontro com Deus. Se você deseja discernir a vontade de Deus, venha nos conhecer. 

Ir. Carla (Amélia Rodrigues-BA)







Que alegria  é viver o mistério da vida fraterna! Em uma vida de doação e abandono à vontade de Deus, buscando imitar Cristo por meio de Francisco que já dizia: “Sendo servo de todos, a todos devo servir as odoríferas palavras do meu Senhor”! Lariane (Candeias – BA)












Na vida fraterna encontrei a verdadeira liberdade, a humildade e a alegria perfeita de servir ao próximo, sem me envergonhar. Deposita tua confiança em Deus, e nele busca tua esperança.
Ir.  Lusinete -  (Afogados da Ingazeira - PE).









Em minha vida aqui no Instituto, descobri que a vida religiosa é como qualquer outra vida: cheia de alegria, tristeza, dificuldade, descoberta, conhecimento de si e do outro e a pessoa chega aos poucos a uma maturidade humana e divina. Entendi que a vida religiosa é uma escola onde aprendemos cada dia a respeitar, amar, servir escutar, perdoar reciprocamente e vivendo assim a alegria nunca nos faltará.  Ir. Shirlei.
 ( Salvador).